5.10.09

Fábio Videira Santos (Portugal)

    
     




foto jsm

   

Três escritos Queimados e outras quinquilharias

II

Jantei sozinho no escuro da sala
A refeição que teima em não me tirar a fome
Escrevi com os olhos o teu nome na parede em frente
E em silêncio mastiguei a tua aparência incólume.
Na rua agitam-se os passeios, levantam-se bandeiras e gritos
E eu passo ao lado disso como passei ao lado dos que já foram.
Talvez ir à varanda gritar o teu nome
Que persiste no céu da minha boca
Mas tudo isso é pavio empobrecido em cera pegajosa.
De que me vale uma lembrança de ti
Senão um passado que jamais será futuro?
Corre uma luz nas minhas veias
que não encontra aurícula onde desaguar
como a refeição que teima em não me tirar a fome.
Há pouco jantei sozinho no escuro da sala
E limpei o teu nome da parede
Vesti o traje negro e saí para a rua.


Aqui (link)
    
     

7 comentários:

Maresias disse...

Bem lembrado. Melhor mostrado, JSM.

rabiscar na parede o nome do outro
que parece ser aquele
é sempre um______________________.

Apagá-lo será uma tortura.

O luto

é a borracha de pão que não alimenta.

.
.
.
.

Beijo

José Pires F. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Pires F. disse...

Descobri o Fábio pela mão da Isabel Mendes Ferreira tempos atrás, ano e meio, talvez. Foi ela, a exemplo do que já fez com tantos outros, que o divulgou para conhecimento dos seus leitores.

O Fábio tem de facto uma boa escrita e este poema é exemplo disso. Já o conhecia, pois, leio regularmente o seu blogue.

Mais uma excelente mostra, caro JSM.

Forte abraço.

Isabel disse...

quem dera um dia juntar todas as palavras assim.




abraço. sólido.

boa escolha. de maravilhas.

maré disse...

de que vale a insistência
do teu nome
nesta hora de irremediável fome

em silêncio desço os degraus
desta certeza amarga
e toco o desalinho
que me persiste da tua ausência.


______
mais um belíssimo poema e alguém que desconhecia. e eu, muito grata por ficar a conhecer. Obrigado JSM.

posso deixar um beijo extensivo? :)

isabel mendes ferreira disse...

vim. recolher o meu beijo.


posso?

fábio videira santos disse...

Caro José da Silva Martins,

Agradeço-lhe a incomensurável gentileza. Mais do que poderia esperar, certamente mais do que mereço.

E uma prolongada gratidão ao PiresF, à Isabel Mendes Ferreira e à Graça Pires pela perseverança na iluminação das pedras da minha calçada. A eles agradeço a indelével ternura por um mero "desconhecido", mútua que é.

Cumprimentos